A Cirurgia
A técnica de PRK Consiste em raspar o epitélio da córnea e aplicar o laser em uma camada chamada Membrana de Browman e posteriormente em outra camada chamada estroma. Neste caso não há a confecção do flap.
Como é realizada
O procedimento, igualmente ao LASIK, dura em torno de 15 minutos, também é de extrema segurança e a anestesia também é feita apenas com colírio anestésico.
A recuperação do epitélio não é imediata, por isso são colocadas lentes artificiais depois da cirurgia para simular a ação da membrana e proteger os olhos de potenciais bactérias ou agentes externos nocivos, até que a membrana natural se regenere.
O grau é corrigido assim que acaba a cirurgia, porém, diferentemente do LASIK, no PRK o paciente apresenta bastante sensibilidade à luz, sensação de areia nos olhos e lacrimejamento nos primeiros 3 a 4 dias de pós operatório. A visão nítida pode demorar até 7 dias, porém o resultado final poderá levar de 2 a 3 meses de pós operatório.
Importante lembrar que a decisão entre um procedimento ou outro (LASIK x PRK) é exclusiva do médico cirurgião. Após analisar uma série de dados tais como idade, tipo e tamanho do grau, espessura e curvatura corneana, entre outros, o médico decidirá pela técnica mais segura para cada paciente.
Orientações
As orientações para realização antes e após a cirurgia, serão passadas pela nossa equipe.