A Cirurgia
O pterígio é um tumor benigno que surge como defesa do olho à exposição prolongada ao sol ou vento, onde há irritação ocular crônica. Na maioria dos casos, o problema não provoca sintomas, já em outros pode crescer de maneira mais rápida e causar irritação ou distorção da forma da córnea, resultando na diminuição da visão e problemas cosméticos, ou seja, na aparência.
Não é comum surgir em crianças e adolescentes, mas pode aparecer em pessoas de qualquer faixa etária, sendo mais frequente em jovens adultos e idosos.
Como é realizada
A cirurgia dura cerca de 30 a 40 minutos e normalmente a pessoa leva de quatro a sete dias para se recuperar e voltar à rotina de trabalho e do dia a dia. O procedimento consiste em diferentes formas de realização, mas no geral, é aplicado uma anestesia local antes do procedimento.
A cirurgia é simples e de baixo risco. O único maior risco é a chance do problema voltar, principalmente quando o paciente a realiza ainda jovem. Por isso, deve ser feita uma avaliação conforme cada caso, colocando em uma “balança” os prós e contras de realizar a cirurgia.
A cirurgia de pterígio é recomendada quando a doença chega no nível de atingir a córnea, causando embaçamento na visão ou dificuldade para focar em objetos, em casos nos quais o paciente desenvolve astigmatismo ou hipermetropia ou quando passa a afetar a qualidade de vida do paciente.
Orientações
Cuidados no pós-operatório da cirurgia de pterígio
- Aplicar compressas frias na região operada a cada 30 minutos ou 1 hora; (sempre sob orientação do seu médico);
- Seguir todas as orientações do médico relacionadas ao uso de medicamentos;
- Não coçar ou esfregar os olhos;
- Proteger a região dos olhos de poeira, ventos e raios solares, utilizando bonés, chapéus ou óculos de sol com proteção UV;
- Ao lavar a cabeça, tome cuidado para não deixar cair sabão ou água nos olhos.
Com esses cuidados sua recuperação será muito mais tranquila e segura.